• Carregando...
Membro dos Boogaloo Boys armado com fuzil, máscara de gás e capacete de combate em frente ao Capitólio do Estado do Oregon, em Salem, em protesto anti-governo, 3 de novembro
O Departamento de Segurança Interna dos EUA fez um alerta para ameaça de ataques violentos por grupos extremistas domésticos em 27 de janeiro| Foto: Mathieu Lewis-Rolland / AFP

O Departamento de Segurança Interna dos EUA emitiu um alerta nesta quarta-feira (27) sobre o risco de ataques conduzidos por "extremistas violentos motivados ideologicamente" no país. O alerta, incluído no boletim do Sistema Nacional de Aconselhamento contra o Terrorismo, afirma que o risco elevado deve permanecer "durante semanas após a posse do presidente Joe Biden".

"Informações indicam que alguns extremistas violentos com motivações ideológicas que se opõem ao exercício da autoridade governamental e à transição presidencial, assim como outras insatisfações alimentadas por falsas narrativas, poderiam continuar a mobilizar, incitar ou cometer violência", diz o comunicado.

Esse tipo de alerta é emitido periodicamente pelo Departamento de Segurança Interna, mas os avisos geralmente se referem a ameaças de ataques terroristas por grupos estrangeiros, e não extremistas do próprio país. Neste mês, por exemplo, o órgão alertou sobre a ameaça elevada de ataques do Irã.

Os alertas emitidos em boletim pelo Departamento de Segurança Interna dos EUA descrevem "desenvolvimentos atuais ou tendências em geral relacionados a ameaças de terrorismo". Os outros tipos de avisos são os de "alerta elevado" e "alerta iminente", que descreve uma ameaça específica e próxima de terrorismo contra os EUA.

O comunicado relata que, durante o ano de 2020, "extremistas domésticos violentos miraram indivíduos com visões diferentes que participavam de atividades de protestos não violentos e protegidos pela Primeira Emenda" Esses indivíduos, segundo o boletim, motivados por uma variedade de questões, "incluindo raiva contra restrições da Covid-19, os resultados das eleições de 2020 e o uso policial da força tramaram e, por vezes, executaram ataques contra instalações governamentais".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]