Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Venezuela

Governo prepara festa simbólica no dia em que Chávez tomaria posse

População foi convocada para a frente do Palacio Miraflores, sede do Executivo. Chefes de Estado de vários países confirmaram presença no evento

Manifestação de apoio a Chavez na frente do Palacio Miraflores | Carlos Garcia Rawlins/Reuters
Manifestação de apoio a Chavez na frente do Palacio Miraflores (Foto: Carlos Garcia Rawlins/Reuters)

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (10), venezuelanos que apoiam o presidente Hugo Chávez começaram a se reunir nas imediações da Avenida Urdaneta, em Caracas, para participar de um ato de apoio ao presidente, que recebe tratamento médico em Cuba e não pôde comparecer à posse. Uma grande festa simbólica foi marcada pelo governo, que convocou a população para a frente do Palácio de Miraflores - sede do Executivo da Venezuela. Chefes de Estado de diversos países confirmaram presença no evento, em sinal de apoio ao aliado reeleito.

O vice-presidente Nicolás Maduro reforçou na quarta-feira (9) o pedido para que partidários demonstrassem apoio a Chávez nesta sexta, data na qual seria a posse do novo mandato do presidente, segundo a Constituição do país. O adiamento da cerimônia oficial foi confirmado pelo Tribunal Supremo de Justiça (TSJ), que disse que entendia que a lei defende a continuidade de mandato no caso de Chávez.

"Todos para a rua!", disse Maduro, em um encontro com o Gabinete de governo. "Nós vamos realizar uma grande homenagem ao presidente Chávez. Um período histório para esta segunda década do século XXI está começando, com o nosso comandante na liderança".

Líderes da América Latina e do Caribe foram convidados para a celebração, como se fosse a posse oficial. O presidente do Uruguai, José Mujica, chegou a Caracas na quarta-feira, e outros chefes de Estado - como o boliviano Evo Morales e o nicaraguense Daniel Ortega - também confirmaram presença. Segundo o governo venezuelano, ministros do Exterior e autoridades de mais de 19 países já chegaram a Caracas.

Chávez continua em Cuba se recuperando de sua quarta cirurgia contra o câncer. O presidente venezuelano passou pelo procedimento com uma equipe de médicos em Havana, mas teve complicações pós-operatórias. Segundo o último comunicado sobre a saúde do líder, divulgado pelo governo, ele ainda se recupera de uma insuficiência respiratória causada por uma infecção. No entanto, permanece estável.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.