
Ouça este conteúdo
O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira (25) que iniciou uma investigação sobre financiamento estrangeiro à Universidade da Califórnia em Berkeley.
Segundo informações da agência Associated Press, a secretária de Educação da gestão Trump, Linda McMahon, disse em um comunicado que a investigação visa apurar “a aparente falha da UC Berkeley em divulgar de forma completa e precisa o financiamento significativo recebido de fontes estrangeiras”.
Na nota, o Departamento de Educação citou como justificativa reportagens de 2023 que apontaram que a Berkeley não teria informado sobre “centenas de milhões de dólares em financiamento de um governo estrangeiro”, mas não mencionou de qual país.
Em maio de 2023, o site Daily Beast publicou uma reportagem que apontou que Berkeley não informou que recebeu US$ 220 milhões do governo da China para construir em parceria com a universidade chinesa de Tsinghua um instituto na cidade de Shenzhen com foco em “indústrias emergentes estratégicas”.
Segundo a AP, a direção da Universidade da Califórnia em Berkeley negou num comunicado as acusações do governo Trump e disse que nos últimos dois anos “tem cooperado com investigações federais sobre questões de prestação de informações [sobre financiamento estrangeiro] e continuará a fazê-lo”.







