Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo

Governo Trump proíbe vistos para atletas trans que querem competir em esportes nos EUA

Governo Trump proíbe vistos para atletas trans que querem competir em esportes nos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump (Foto: JIM LO SCALZO/POOL- EFE)

Ouça este conteúdo

O governo de Donald Trump ordenou nesta semana que seus consulados de todo o mundo neguem vistos a atletas transgêneros que pretendam viajar aos Estados Unidos para participar de competições esportivas. A ordem foi veiculada em um memorando do Departamento de Estado, datado de segunda-feira (24), que foi revelado nesta quarta-feira (26).

O memorando, que inicialmente está destinado apenas a atletas, dá às autoridades permissão para negar autorização de entrada a qualquer candidato cuja identidade de gênero apresente sinais de "suspeita razoável".

"Tanto os pedidos de visto de imigrante quanto os de não imigrante exigem que o requerente identifique seu sexo como masculino ou feminino. Além disso, todos os vistos devem refletir o sexo do requerente no nascimento", destacou a nova orientação, assinada pelo secretário de Estado Marco Rubio.

O governo americano também proibiu a emissão de vistos permanentes para qualquer pessoa que considere que tenha mentido em seu pedido de visto ao marcar a caixa que sinaliza o sexo atribuído no nascimento.

O memorando busca cumprir a ordem executiva de Trump emitida em 5 de fevereiro proibindo atletas trans de participar de esportes femininos, uma de suas promessas durante a campanha eleitoral.

"Nós só emitiremos vistos para os EUA com um marcador de sexo masculino ou feminino que corresponda ao sexo biológico do requerente", acrescentou.

Algumas semanas atrás, o Departamento de Estado suspendeu a emissão de passaportes com o gênero neutro, cancelando assim uma política progressista do governo anterior de Joe Biden (2021-2025), que permitia que uma opção de “gênero não binário” fosse selecionada nos documentos de viagem. 

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.