Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Queda de braço

Governo Trump retira permissão de Harvard para matricular estudantes estrangeiros

Entrada da Biblioteca Harry Elkins Widener, no campus da Universidade de Harvard em Allston, no estado americano de Massachusetts (Foto: EFE/EPA/CJ GUNTHER)

Ouça este conteúdo

O governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (22) que cancelou a permissão da Universidade de Harvard para matricular estudantes estrangeiros. A medida também força os alunos de outros países já matriculados na instituição a se transferirem para outras universidades.

“Harvard não pode mais matricular estudantes estrangeiros e os estudantes estrangeiros existentes devem ser transferidos ou perderão seu status legal”, afirmou o Departamento de Segurança Interna dos EUA (DHS, na sigla em inglês) em um comunicado.

Segundo informações da agência Reuters, a pasta acusou Harvard de “fomentar a violência, o antissemitismo e de fazer articulações com o Partido Comunista Chinês”.

Em nota, a universidade classificou a medida como “ilegal” e se disse “totalmente comprometida em manter a capacidade de Harvard de receber estudantes e acadêmicos estrangeiros, vindos de mais de 140 países e que enriquecem a universidade – e esta nação – imensamente”.

“Estamos trabalhando rapidamente para fornecer orientação e apoio aos membros da nossa comunidade. Esta ação retaliatória ameaça causar sérios danos à comunidade de Harvard e ao nosso país, além de minar a missão acadêmica e de pesquisa de Harvard”, disse o porta-voz da universidade, Jason Newton, de acordo com informações da emissora CNN.

Desde o início da segunda gestão Trump, em janeiro, o governo dos Estados Unidos vem acusando Harvard de não combater o antissemitismo dentro da universidade e de implementar políticas educacionais não baseadas no mérito.

O governo Trump estabeleceu uma série de mudanças a serem implementadas pela universidade, que se recusou – o que levou ao corte de bilhões de dólares em verbas federais.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.