Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
EUA

Governo Trump vai processar funcionários que não cumprirem ordens sobre deportação

Governo Trump vai processar funcionários que não cumprirem ordens sobre deportação
Donald Trump durante posse como novo presidente dos EUA (Foto: EFE/EPA/Greg Nash)

Ouça este conteúdo

O Departamento de Justiça dos Estados Unidos emitiu um memorando com instruções para investigar e processar funcionários locais que não cumpram as ordens do governo de Donald Trump sobre imigração.

O memorando, que circula entre a equipe do departamento e foi publicado pela imprensa americana, é assinado pelo procurador-geral adjunto interino Emil Bove.

"A lei federal proíbe autoridades estatais e locais de resistir, obstruir ou deixar de cumprir ordens e solicitações legais relacionadas à imigração", aponta o memorando.

"Os escritórios dos promotores federais e as divisões jurídicas do Departamento de Justiça investigarão esses casos de má conduta para determinar se eles justificam um possível processo penal", acrescentou o comunicado.

A ordem tem como alvo os funcionários das chamadas "cidades santuários", dezenas de cidades, incluindo a maior do país – Nova York - que não cooperam com o governo dos EUA em questões de imigração e abrigam imigrantes ilegais.

O memorando também pede que funcionários do Departamento de Justiça tomem medidas legais contra as chamadas "leis santuários".

Trump fez da imigração e da segurança nas fronteiras os pilares de seu segundo mandato na Casa Branca, com a ameaça de grandes batidas policiais e deportações em massa.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.