Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
cooperação

Grécia espera aumento de investimentos pela China

Embora não haja um acordo de destaque para ser fechado, empresas privadas devem assinar dezenas de acordos de cooperação nas mesmas áreas já citadas e também em logística e turismo

O primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, chegou à Grécia neste sábado (2) e está sendo recebido pelo primeiro ministro grego, George Papandreou, como parte de uma visita na qual a Grécia espera estimular o investimento ao país. Wen está iniciando um período de visitas por países europeus e ainda hoje assinará, na Grécia, memorandos de cooperação com o país, para fortalecer os laços econômicos e políticos entre as duas nações, em setores como o naval, construção e tecnologia.

Embora não haja um acordo de destaque para ser fechado, empresas privadas devem assinar dezenas de acordos de cooperação nas mesmas áreas já citadas e também em logística e turismo. "Esta visita é um ato de confiança na economia grega", disse o porta-voz, Giorgos Petal, ontem. "Os acordos que serão assinados em comércio, desenvolvimento e turismo vão ajudar verdadeiramente nosso país, por ter um parceiro com tamanha influência, diante do ambiente difícil de hoje".

O foco, no entanto, deve estar voltado para saber se Wen e Papandreou serão capazes de chegar a um acordo no qual a China comece a investir nos títulos públicos gregos. A Grécia precisa reduzir seus custos de financiamento para ser capaz de retornar ao mercado internacional de crédito no próximo ano, enquanto a China tem dito que quer diversificar as reservas internacionais e já comprou papéis da Espanha. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.