• Carregando...
Restaurantes fechados em Atenas, Grécia, durante uma greve de 24 horas em favor de medidas de apoio ao setor em meio às restrições da Covid-19, 16 de novembro. A Grécia tornou obrigatória a vacinação da Covid a maiores de 60
Restaurantes fechados em Atenas, Grécia, durante uma greve de 24 horas em favor de medidas de apoio ao setor em meio às restrições da Covid-19, 16 de novembro. A Grécia tornou obrigatória a vacinação da Covid a maiores de 60| Foto: EFE/EPA/YANNIS KOLESIDIS

O primeiro-ministro da Grécia, Kyriakos Mitsotakis, anunciou nesta terça-feira que, a partir de 16 de janeiro, as pessoas com mais de 60 anos deverão se vacinar contra a Covid-19 obrigatoriamente, com possibilidade de multa em caso de descumprimento.

"Deverão, ao menos, ter agendado uma data para obter a primeira dose da vacina. Terão máxima prioridade no sistema para serem vacinados. Caso contrário, todos os meses será imposta uma multa administrativa de 100 euros (R$ 632,16), disse o chefe de governo, durante reunião do Conselho de Ministros.

O dinheiro que for arrecadado com estas sanções será destinado a um fundo especial para financiar hospitais públicos, informou Mitsotakis.

O chefe de governo conservador justificou a medida pelas dificuldades que enfrenta o setor de saúde pública, diante do aumento do número de internações, na maioria, de pessoas que não se vacinaram contra a Covid-19.

Apesar de melhora na procura por imunizantes nas últimas semanas, das 580 mil pessoas com mais de 60 anos que não tinham se vacinado no início de novembro, apenas 60 mil receberam a primeira dose ao longo do mês, disse o primeiro-ministro.

Mitsotakis citou, como exemplo, a situação de Portugal, onde afirmou que 98% das pessoas com mais de 60 anos já estão vacinadas, "por isso, a ocupação das UTIs e as mortes são mínimas".

"Pelo contrário, a Grécia, apesar do grande esforço que todos estamos fazendo, a taxa de vacinação para estas idades segue rondando os 83%", lamentou.

Além disso, Mitsotakis lembrou da preocupação com a variante ômicron, que teve a detecção anunciada na semana passada, dizendo que ela "também chegará ao país", e por isso há a necessidade de "ganhar tempo" com a imunização da população.

Para evitar a propagação da Covid-19 no fim do ano, o primeiro-ministro anunciou que serão distribuídos dois testes gratuitos de detecção do novo coronavírus por pessoa, o primeiro no período de 6 a 12 de dezembro, "para identificar possíveis portadores assintomáticos do vírus antes do Natal".

Depois disso, uma nova entrega será realizada de 3 a 7 de janeiro, para monitorar a transmissão do patógeno durante o período de férias, segundo explicou o chefe de governo.

Embora a Grécia tenha sido um dos primeiros países a impor a obrigatoriedade da vacinação para algumas profissões, como profissionais de saúde, funcionários de asilos, o índice de pessoas com esquema completo de imunização é de 61%.

Nesta segunda-feira, segundo dados oficiais, foram notificadas mais 104 mortes por Covid-19 e 6.667 casos de infecção. Ao todo, 657 pessoas estão intubadas nas UTIs do país.

Ao todo, a Grécia registrou 931.183 positivos para o novo coronavírus, e 18.067 vítimas ao longo da pandemia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]