Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Turismo espacial

Greg Olsen está pronto para conquistar o espaço

Nova Iorque (das agências internacionais) – O empresário Greg Olsen está prestes a realizar sua sonhada e ambiciosa missão: subir a bordo de um foguete russo Soyuz no Cazaquistão rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), que está em órbita a 386 quilômetros da Terra. O aventureiro nova-iorquino embarca no dia 1.º de outubro numa missão da empresa americana pioneira no turismo espacial, a Space Adventures, a mesma que na semana passada anunciou a primeira viagem particular à face oculta da Lua por US$ 100 milhões por pessoa.

Por US$ 20 milhões, Olsen será o terceiro "turista espacial" da história. "Estou pronto e muito emocionado. Conto os dias para ir", declarou Olsen em Nova Iorque antes de retornar ao Centro de Treinamento Cosmonauta Yuri Gagarin, em Star City, nos arredores de Moscou, onde se prepara desde abril de 2004. Parte da sua preparação consiste em conhecer os sistemas e o funcionamento do Soyuz e da Estação Espacial Internacional, assim como experimentar a sensação da ausência de gravidade.

A viagem de Olsen levará oito dias, divididos em aproximadamente um dia e meio para a decolagem e acoplamento do Soyuz à Estação, seis dias de estada na ISS, e cerca de sete horas para a reentrada e a aterrissagem em Baikonur, no Cazaquistão.

Eles foram os primeiros

O empresário americano Dennis Tito foi o primeiro turista espacial da história. Aos 60 anos, em 28 de abril de 2001, ele partiu para a ISS e passou grande parte do tempo fotografando a Terra. Na época, a Nasa (agência espacial norte-americana) exigiu dele a assinatura de um contrato do qual se comprometeria a pagar por objetos quebrados no espaço.

Mark Shuttleworth, milionário sul-africano, segundo no ranking do turismo espacial, partiu para a ISS aos 28 anos, em 25 de abril de 2002. Segundo a Space Adventures, nos dez dias em órbita Shuttleworth fez sua própria pesquisa e realizou experimentos para encontrar uma cura para a aids.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.