Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
República Islâmica

Grupo do Irã cria regra para corte de cabelo de homens

A roupa e os cortes de cabelo tornaram-se uma postura política visível no Irã desde o início do movimento de reformas, no fim da década de 1990

Uma organização iraniana de moda emitiu uma lista de cortes de cabelo culturalmente apropriados para homens, possivelmente indicando novas restrições à aparência do sexo masculino, anos após estritas regras para as mulheres, informou a imprensa local.

Ainda que o Ministério da Cultura do Irã não tenha adotado oficialmente os estilos apresentados pela entidade Festival do Véu e do Recato, o grupo afirmou ontem que sua aprovação está em andamento. Essas seriam as primeiras regras para o cabelo masculino no país desde a Revolução Iraniana, em 1979.

A roupa e os cortes de cabelo tornaram-se uma postura política visível no Irã desde o início do movimento de reformas, no fim da década de 1990. Muitas jovens desafiam as autoridades, deixando parte do cabelo à mostra, fora do alcance dos véus, e trajando vestidos mais curtos do que o desejado pelas lideranças. Alguns homens usam brincos e cabelos longos.

Até os hábitos para se barbear ganharam um viés político. As barbas são consideradas um símbolo de religiosidade e lealdade aos clérigos no poder, mas muitos homens, incluindo ativistas opositores, fazem a barba regularmente.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.