Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
radicalismo

Grupo extremista nigeriano Boko Haram jura lealdade ao Estado Islâmico

Líder do grupo, Abubakar Shekau, aparece em vídeo dizendo que facção será “leal ao califa”

O grupo radical islâmico nigeriano Boko Haram divulgou um vídeo em que seu líder, Abubakar Shekau, jura lealdade ao Estado Islâmico, milícia radical que controla parte da Síria e do Iraque.

As imagens foram divulgadas no fórum SITE, que monitora a atividade de radicais islâmicos. Nele, Shekau afirma que a união com a milícia “é a única cura para as diferenças que dividem a comunidade islâmica”.

“Nós anunciamos nossa fidelidade ao califa... e iremos ouvi-lo e obedecê-lo em tempos de dificuldade e prosperidade”, disse o líder do Boko Haram, em referência ao chefe do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi.

O Estado Islâmico ainda não se pronunciou sobre a gravação do Boko Haram. Nos últimos meses, Baghdadi aceitou juramento de lealdade de células jihadistas do Oriente Médio, Afeganistão, Paquistão e norte da África.

Se o Boko Haram for aceito, será o maior grupo terrorista a se unir ao Estado Islâmico. Os extremistas nigerianos fazem uma campanha militar há seis anos para criar um Estado islâmico no norte da Nigéria.

Desde janeiro, porém, os extremistas começaram a avançar por países vizinhos como Chade, Camarões e Níger, após estes países se unirem com a Nigéria para formar uma força militar para combatê-los.

O Boko Haram é considerado o principal suspeito de quatro explosões que mataram pelo menos 50 pessoas em Maiduguri, na Nigéria, em um dos piores ataques desde que tentaram dominar a cidade no início do ano.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.