• Carregando...

O grupo separatista basco ETA decidiu parar de realizar ataques armados, disse o jornal em língua basca Gara em seu website este domingo.

O Gara não deixou claro se o cessar-fogo será permanente ou temporário.

Autoridades do ministério do interior recusaram-se a comentar o comunicado pelo ETA, que foi responsável por cerca de 850 mortes nos 40 anos em que tem lutado pela secessão do Estado basco no norte da Espanha e no sul da França.

No vídeo publicado no site do Gara havia três pessoas vestidas de preto com as cabeças cobertas com panos brancos com furos para os olhos.

Eles estavam sentados numa mesa sob o emblema do grupo separatista e a bandeira basca. A pessoa no centro fez o comunicado em basco.

"O ETA informa que há vários meses decidiu não realizar ataques armados", disse a transcrição, traduzida para o espanhol também no site do Gara.

O ETA está pronto para "começar o processo democrático", disse ele.

O ETA ficou enfraquecido nos últimos anos depois que o governo espanhol capturou alguns de seus líderes. O chefe do grupo foi capturado em fevereiro no norte da França junto com dois altos oficiais do grupo guerrilheiro.

O ETA declarou um cessar-fogo permanente em março de 2006, mas o primeiro-ministro Jose Luis Rodriguez Zapatero suspendeu o processo de paz naquele ano depois que o grupo detonou um carro-bomba num aeroporto de Madri matando dois equatorianos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]