Publicidade
Milícias aliadas do Irã

Guerra ampliada? Arábia Saudita enfrenta ataque contra instalações petrolíferas

Membros armados dos Houthis em Saana: tensão com Arábia Saudita vira nova frente na guerra do Irã contra os EUA (Foto: EFE/EPA/YAHYA ARHAB)

Ouça este conteúdo

As defesas aéreas da Arábia Saudita interceptaram e destruíram diversos drones lançados contra instalações petrolíferas nesta segunda-feira (27).

O Ministério da Defesa saudita informou que os ataques tiveram como alvos Riad e a região leste do território e foram perpetrados por grupos aliados do Irã no Iraque, o que poderia abrir uma nova frente na guerra que acontece no Oriente Médio.

"As defesas aéreas interceptaram e destruíram diversos drones nas últimas horas que tentavam atacar instalações petrolíferas na Região Leste e em Riad. Essas tentativas terroristas foram lançadas de território iraquiano e realizadas por milícias terroristas apoiadas pelo Irã", disse o porta-voz do Ministério da Defesa, Turki al-Maliki, em comunicado.

O porta-voz reafirmou o direito legítimo do reino "de se defender e defender suas capacidades, bem como seu direito de responder no momento e local apropriados". A pasta não informou se a interceptação desses drones resultou em vítimas ou danos materiais.

Até o momento, as milícias pró-Irã baseadas no Iraque não reagiram a essa informação. As defesas aéreas sauditas abateram drones lançados do território iraquiano em diversas ocasiões, a mais recente em maio passado.

Em abril, após outro ataque, o Ministério das Relações Exteriores da Arábia Saudita convocou a embaixadora iraquiana na Arábia Saudita, Safia Taleb Al Suhail, "em resposta aos contínuos e flagrantes ataques e ameaças com drones lançados do território iraquiano contra a Arábia Saudita e outros países do Golfo".

Além de ter sido um dos alvos diretos do Irã na guerra iniciada em fevereiro, Riad é atualmente alvo de uma ofensiva dos rebeldes xiitas houthis no Iêmen.

Os novos ataques ocorrem num momento em que o presidente americano, Donald Trump, aceitou uma “pausa” na guerra no Irã porque o regime islâmico fez um pedido para que as negociações fossem retomadas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.