Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
relatório

Guerra força deslocamento de metade da população Síria, diz ONU

Número de refugiados ultrapassa quatro milhões. Deslocados internos chega a 7,6 milhões

Metade dos sírios já foram deslocados pela guerra civil do país, incluindo quatro milhões que fugiram para o exterior como refugiados, anunciou nesta quinta-feira (9) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) em um comunicado.

O êxodo na Síria é o maior já registrado desde 1992, quando o número de refugiados do Afeganistão atingiu 4,6 milhões. Dentro do território sírio, existem 7,6 milhões de deslocados.

“Esta é a maior população de refugiados a partir de um único conflito em uma geração”, disse o Alto Comissário da ONU para Refugiados, António Guterres, em comunicado.

“É uma população que precisa do apoio do mundo, vive em condições de extrema precariedade e afunda cada vez mais na pobreza”, completou Guterres.

Somente nos últimos dez meses, a quantidade de refugiados do conflito, que começou em 2011, registrou aumento de um milhão, segundo o Acnur.

O número de refugiados chega 4.013.000 pessoas, segundo os dados mais recentes divulgados pela Turquia, que abriga quase metade das vítimas (1,8 milhão). A grande maioria está nos países vizinhos da Síria.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.