• Carregando...
Arlan Fick ao lado dos pais depois de ser libertado por guerrilheiros no Paraguai | Efe
Arlan Fick ao lado dos pais depois de ser libertado por guerrilheiros no Paraguai| Foto: Efe

O EPP (Exército do Povo Paraguaio) libertou nesta quinta-feira (25) o brasileiro Arlan Fick, 17, que era mantido refém pela guerrilha desde o último dia 2 de abril, informou a Procuradoria paraguaia em um comunicado.

"É uma grande notícia, sem dúvida é um passo muito grande para a conciliação do Paraguai. Falei com o senhor Fick e, muito emocionado, ele me expressou sua felicidade e a de toda a sua família. É um momento que esperávamos ansiosos e pôde ocorrer em uma data muito especial para todos", disse o procurador-geral paraguaio, Javier Díaz Verón, à imprensa local.

A família de Arlan, que havia pago um resgate de US$ 500 mil em dinheiro em abril, postou na noite de quinta-feira uma foto do reencontro com o filho.

O adolescente foi capturado na propriedade rural de sua família, de nacionalidade brasileira, na cidade de Paso Tuyá, no departamento de Concepción, no norte do país, um município onde vivem cerca de 75 famílias, a maioria imigrantes brasileiros dedicados à agricultura. Durante o sequestro, ocorreu um enfrentamento armado entre a guerrilha e as forças de segurança do Paraguai, que terminou com a morte de um militar e de dois membros do EPP, enquanto os guerrilheiros conseguiram escapar com o jovem.

O EPP, movimento armado de esquerda, que opera desde 2007 no norte do país, próximo à fronteira com o Brasil, ainda mantém refém o policial paraguaio Edelio Morínigo, sequestrado em julho passado. O grupo pede a libertação de seis guerrilheiros presos em troca da soltura do policial.

O governo paraguaio atribui ao EPP 38 assassinatos --entre civis, militares e policiais-- desde seu surgimento, em 2008.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]