• Carregando...
Obama venceria a eleição com 55% dos votos, contra apenas 35% de Palin: vitória histórica nos EUA | Mandel Ngan / AFP Photo
Obama venceria a eleição com 55% dos votos, contra apenas 35% de Palin: vitória histórica nos EUA| Foto: Mandel Ngan / AFP Photo

Mal acabou a decisão eleitoral vencida por Barack Obama para a Presidência dos Estados Unidos e já há institutos de pesquisa pensando na próxima votação, em 2012. Segundo um levantamento realizado pelo instituto Public Policy Polling (PPP), o presidente Obama seria reeleito com facilidade, caso as eleições de 2012 fossem hoje e sua opositora republicana fosse a governadora do Alasca, Sarah Palin.

O instituto cita pesquisas realizadas após as eleições do ano passado, que indicavam que Palin seria a candidata republicana na votação seguinte. A vitória de Obama sobre ela, segundo os dados atuais, seria uma das maiores da história política do país.

Segundo a pesquisa, Obama venceria a eleição com 55% dos votos, contra apenas 35% de Palin. Ele teria 400 dos 538 votos no Colégio Eleitoral que indica formalmente o presidente. Há ainda um grupo de indecisos, formado por 10% dos eleitores.

O diretor do PPP admite que é impossível saber com certeza o que acontecerá entre o dia de hoje e a eleição de 2012 – isso porque o próprio Obama era praticamente desconhecido nacionalmente até um ano antes da eleição de 2008. Segundo ele, entretanto, a pesquisa é importante porque demonstra que Palin, como candidata republicana, teria ainda menos apoio de que teve John McCain, derrotado por Obama em novembro por uma margem de sete pontos percentuais nacionalmente.

A pesquisa ouviu 691 eleitores entre 13 e 15 de março. A margem de erro do levantamento é de 3,7 pontos percentuais para mais ou para menos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]