Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Guerra psicológica

Hamas divulga vídeo de dois reféns israelenses debilitados

Seguidores do Hamas participam de uma manifestação em comemoração ao 24º aniversário do grupo terrorista, em Gaza. (Foto: EFE)

Ouça este conteúdo

O grupo terrorista Hamas divulgou, neste sábado (10), um novo vídeo onde mostram dois reféns visivelmente debilitados em um cativeiro na Faixa de Gaza. Nas imagens, Elkana Bohbot, de 36 anos, e Yossef Haïm Ohana, de 24, sequestrados durante os ataques terroristas do dia 7 de outubro de 2023, pedem para que os líderes israelenses deem um fim a guerra.

Falando em hebraico, Ohana aparece careca, sentado, e fazendo gestos enquanto fala sobre o estado de físico e mental de Bohbot, que aparece em silêncio e deitado ao seu lado.

"Seu estado mental e físico se deteriorou seriamente desde que percebemos que a guerra estava se arrastando. Desde então, ele tem tentado se machucar repetidamente".

"Eu sou o prisioneiro número 21. Este é o prisioneiro número 22", apontando para Bohbot.

Ambos foram sequestrados durante o festival musical NOVA, que acontecia perto da fronteira entre Israel e Gaza. Não é a primeira vez que o grupo terrorista se utiliza de Ohana e Bohbot em vídeos como esse.

O governo israelense afirmou que o vídeo em questão faz parte de uma "tática de guerra psicológica" usada pelos terroristas para pressionarem as lideranças de Israel a aceitarem um cessar-fogo.

Os familiares permitiram a publicação do vídeo, e em comunicado, a família de Bohbot afirmou que "Elkana e Yosef clamam por salvação. Enquanto todo o povo de Israel ouve seus apelos, um punhado de tomadores de decisão se recusa a ouvir".

A guerra entre Israel e Hamas segue em curso desde 7 de outubro de 2023, quando os terroristas invadiram o território israelense por céu, terra e mar, matando mais de 1200 pessoas e sequestrando mais de 250. Atualmente, 58 permanecem em mãos do Hamas, sendo 34 mortos, de acordo com o exército israelense.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.