Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Faixa de Gaza

Hamas diz que aceita renovar trégua com Israel

Líder do grupo afirmou que Israel precisa atender exigência. Egito permitiu que ajuda chegasse até a Faixa de Gaza. Na foto, jovens fazem apelo pela abertura

Jovens libaneses apelam ao Egito para que abra a passagem para a Faixa de Gaza | RAMZI HAIDAR/AFP
Jovens libaneses apelam ao Egito para que abra a passagem para a Faixa de Gaza (Foto: RAMZI HAIDAR/AFP)

O líder mais influente do Hamas em Gaza, Mahmud Zahar, afirmou nesta terça-feira (23) que a organização pode renovar a trégua com Israel, que terminou sexta-feira passada (19). Para isto, exige que Israel se comprometa a suspender o bloqueio contra o território palestino.

Zahar se disse disposto a renovar a trégua "se Israel respeitar as disposições de apaziguamento".

"Pedimos a Israel que respeite as condições da trégua e concretize seus compromissos, especialmente que interrompa as agressões e abra as passagens", afirmou.

No entanto, Zahar declarou que até o momento não aconteceu nenhum contato oficial para renovar a trégua, que entrou em vigor em junho, depois da mediação do Egito.

Segundo o jornal israelense "Haaretz", o Hamas lançou mais foguetes contra o território israelense mesmo após o anúncio de cessar-fogo de 24 horas, na segunda-feira.

O Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde junho de 2007 após conflito com o Fatah, anunciou na segunda-feira um cessar-fogo de 24 horas para permitir, oficialmente, a entrada de ajuda humanitária a partir do Egito.

Israel mantém desde junho de 2007 um bloqueio sobre a Faixa de Gaza, que reforçou mês passado, onde 1,5 milhão de palestinos vivem em condições miseráveis.

Abertura

O Egito abriu por algumas horas sua fronteira com Gaza para permitir a passagem de palestinos à Faixa, informou Adel Zurub, porta-voz de postos de fronteira no governo do movimento islamita Hamas.

Zurub informou que 147 palestinos puderam retornar à faixa nas três horas de abertura, iniciadas na madrugada, e que a passagem foi apenas do Egito para Gaza.

Em novembro, o governo egípcio permitiu a entrada em seu território de palestinos de Gaza que saíam em peregrinação para Meca, na Arábia Saudita.

"Não sabemos se a passagem será aberta novamente para milhares de doentes, estudantes e palestinos com nacionalidade estrangeira que seguem estagnados em Gaza", comentou Zurub.

A Faixa de Gaza está sob bloqueio israelense desde 2006 e o Egito também não abre a fronteira regularmente desde que o Hamas tomou Gaza.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.