Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PALESTINA

Hamas libertará 22 militantes do Fatah detidos em Gaza

Gesto sinaliza reconcialição entre os grupos palestinos. Os 22 membros do Fatah está presos desde 2006

O Hamas, que governa a Faixa de Gaza, anunciou neste domingo (25) que libertará 22 membros do grupo rival Fatah detidos em seu território, em um gesto para promover a reconciliação entre os palestinos.

"O governo do Hamas decidiu conceder uma anistia a todos os membros do Fatah detidos desde 2006", revelou o porta-voz do governo do Hamas, Taher al Nunu, em entrevista coletiva.

No total, "22 membros do Fatah estão presos em Gaza", revelou o ministro do Interior, Islam Chahwane.Segundo Nunu, o Hamas se propõe a instalar uma comissão "destinada a aplicar esta decisão (de libertar os detidos) e avançar para uma nova etapa na reconciliação" entre os palestinos.

Esta iniciativa foi anunciada três dias após o inesperado gesto do presidente palestino, Mahmud Abbas, que telefonou ao primeiro-ministro de Gaza, Ismail Haniyeh (membro de Hamas), para felicitá-lo pela "vitória" com a conclusão do cessar-fogo com Israel.

Em um comunicado oficial, o Centro Palestino para os Direitos Humanos saudou a decisão do Hamas e manifestou sua esperança de que a iniciativa "fortalecerá o processo de reconciliação e marcará o fim das divisões que persistem há seis anos".

Hamas e Fatah, que governam respectivamente Faixa de Gaza e as zonas autônomas da Cisjordânia, firmaram no ano passado, no Egito, um acordo de "reconciliação nacional", mas a maioria de suas cláusulas não foram aplicadas.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.