• Carregando...
O chefe do braço político do Hamas, Ismail Haniyeh, reiterou exigências do grupo terrorista que Israel havia recusado; Catar disse que negociações estão travadas
O chefe do braço político do Hamas, Ismail Haniyeh, reiterou exigências do grupo terrorista que Israel havia recusado; Catar disse que negociações estão travadas| Foto: EFE/EPA/ABEDIN TAHERKENAREH

O chefe do braço político do Hamas, Ismail Haniyeh, disse nesta quarta-feira (3) que o grupo terrorista “mantém” suas reivindicações para o fim do conflito na Faixa de Gaza, iniciado em outubro após atentados do grupo palestino que mataram 1,2 mil pessoas em Israel.

“Estamos comprometidos com as nossas exigências: o cessar-fogo permanente, a retirada abrangente e completa do inimigo [Israel] da Faixa de Gaza, o regresso de todas as pessoas deslocadas às suas casas, permitir toda a ajuda necessária ao nosso povo em Gaza, reconstruir a Faixa, levantar o bloqueio e alcançar um acordo honroso de troca de prisioneiros”, disse Haniyeh em um discurso na televisão, segundo a agência Reuters.

O governo do Catar, que intermedia com o Egito as negociações entre Israel e Hamas, afirmou nesta quarta-feira que um dos principais pontos que travam avanços nas conversas é a exigência do grupo terrorista de que a população de Gaza tenha garantias de livre movimentação no enclave.

Devido à ofensiva israelense, cerca de 1,4 milhão de pessoas foram deslocadas para a região da cidade sulista de Rafah, onde Israel pretende realizar uma ofensiva terrestre em breve.

O governo israelense recusa a exigência do Hamas de um cessar-fogo permanente, alegando que só admite uma interrupção temporária das hostilidades para que ocorra uma troca de prisioneiros palestinos pelos cerca de 130 reféns que o grupo terrorista e aliados ainda mantêm em Gaza.

A gestão do premiê Benjamin Netanyahu sustenta que a guerra só acabará com a eliminação total do Hamas, o que exigiria uma ofensiva contra bases do grupo terrorista em Rafah.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]