Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Batalha judicial

Harvard processa governo Trump por impedir matrícula de estrangeiros

Bandeira da Universidade de Harvard tremula do lado de fora do Lehman Hall, no campus de Cambridge: instituição mais antiga dos EUA abriu dois processos contra decisões do governo Trump (Foto: EFE/EPA/CJ GUNTHER)

Ouça este conteúdo

A Universidade de Harvard está processando novamente o governo de Donald Trump. Desta vez, a ação judicial envolve o veto a matrículas de estrangeiros na instituição, anunciado nessa quinta-feira (22) pelo presidente.

Em seus argumentos, a defesa de Harvard basicamente defende que a decisão da Casa Branca de impedir a entrada de estudantes internacionais é "ilegal".

“Este é o mais recente ato do governo em clara retaliação ao exercício dos direitos da Primeira Emenda por Harvard, ao rejeitar as exigências do governo para controlar a governança, o currículo e a 'ideologia' de seu corpo docente e alunos”, diz a instituição de ensino na ação, citada pela emissora CNN.

No processo, Harvard pede a um tribunal federal que suspenda "imediatamente" a ordem da Secretária de Segurança Interna, Kristi Noem. Em um comunicado, nessa quinta-feira (22), o Departamento de Segurança Interna dos EUA disse que os alunos de outros países já matriculados na instituição devem pedir transferência para outras universidades, a fim de não perderem o status legal.

O governo Trump justificou a decisão argumentando que Harvard não tomou atitudes eficazes para interromper a violência e o antissemitismo nos campi.

A universidade já processou o governo anteriormente devido ao congelamento de US$ 2,65 bilhões em subsídios e contratos federais. A Casa Branca também estuda rescindir o status de isenção fiscal de Harvard.

VEJA TAMBÉM:

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.