• Carregando...
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, cumprimenta o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, no aeroporto de Eindhoven
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, cumprimenta o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, no aeroporto de Eindhoven| Foto: EFE/EPA/ROB ENGELAAR

A Holanda e a Dinamarca concordaram em fornecer à Ucrânia caças F-16, de fabricação americana, uma reivindicação de muitos meses de Kiev para combater as forças invasoras da Rússia.

Segundo informações da CNN, em uma coletiva de imprensa conjunta no aeroporto de Eindhoven, o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, disse que seu país entregará aviões de combate F-16 à Ucrânia assim que “as condições para tal transferência forem atendidas”, enquanto o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, classificou a decisão como “histórica”.

“A Holanda se tornou o primeiro país a concordar em fornecer F-16s à Ucrânia após treinamento. Estou muito grato”, disse o mandatário ucraniano. O Ministério das Relações Exteriores da Dinamarca também confirmou, em um comunicado divulgado neste domingo (20), que concordou em fornecer caças F-16 às forças ucranianas.

A Holanda não informou quantas aeronaves fornecerá. Já a Dinamarca disse que entregará seis F-16s no fim deste ano, depois oito em 2024 e em seguida outros cinco. Zelensky também esteve na Dinamarca, onde se encontrou com a primeira-ministra Mette Frederiksen.

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, havia informado no sábado (19) que pilotos ucranianos já começaram treinamentos para utilizar os F-16s.

O envio desses aviões de combate é considerado um fator decisivo para Kiev, já que a contraofensiva lançada no verão europeu tem emperrado, entre outros motivos, devido à superioridade da força aérea russa.

O envio de aviões de combate para as forças armadas da Ucrânia foi um tabu para os países da OTAN (da qual Holanda e Dinamarca fazem parte) durante o primeiro ano da guerra, mas por fim, em março e abril, a Polônia e a Eslováquia se tornaram os primeiros países da aliança militar a ajudar Kiev nesse sentido, enviando caças MiG-29.

Em maio, o presidente americano, Joe Biden, finalmente permitiu que aliados da OTAN fornecessem caças mais modernos para a Ucrânia, como o F-16, o que ocorrerá apenas após o treinamento das forças ucranianas para utilização dos jatos.

Considerando o cronograma, é pouco provável que os caças sejam usados pelas forças da Ucrânia contra a Rússia ainda este ano. Na semana passada, os Estados Unidos se comprometeram a aprovar a transferência de caças F-16 para a Ucrânia assim que o treinamento for concluído.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]