Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
França

Hollande almeja maioria “leal” na Assembleia

Hollande chega à sede do Partido Socialista, em Paris | Bertrand Langlois/AFP
Hollande chega à sede do Partido Socialista, em Paris (Foto: Bertrand Langlois/AFP)

O presidente eleito da França, François Hollande, que toma posse hoje no Palácio do Eliseu, declarou ontem ao diário Libération esperar que o Partido Socialista (PS) vença as eleições legislativas de 10 e 17 de junho e forme uma maioria "larga, estável e leal" na Assembleia Nacional. Atualmente, o partido de centro-direita União por um Movimento Popular (UMP), controla a câmara baixa francesa, com 317 dos 577 deputados. O PS tem 208 deputados.

"É um voto de coerência que deve ser feito, a maioria deve ser larga, estável e leal, para sustentar o governo, como também para renovar as instituições e o papel do parlamento", disse Hollande ontem aos socialistas franceses. O presidente que deixa o cargo, Nicolas Sarkozy, passará a Presidência a Hollande na manhã de hoje.

Nesta semana, Hollande nomeará um político que fala alemão como primeiro-ministro e um político moderado e experiente como ministro das Finanças, em uma tentativa de enviar sinais tranquilizadores sobre seus planos para as relações com a Alemanha e o corte no déficit.

Para o cargo das Finanças, as expectativas recaem sobre Michel Sapin, de 60 anos, que ocupa o posto há duas décadas. E Jean-Marc Ayrault deve ser indicado premiê, tendo tem contatos estreitos com o establishment de Berlim, o que o tornaria um ator útil nos bastidores.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.