• Carregando...
O juiz americano, Brett Kavanaugh, assiste ao funeral do ex-presidente George W. Bush, em 2018.
O juiz americano, Brett Kavanaugh, assiste ao funeral do ex-presidente George W. Bush, em 2018.| Foto: EFE/Jabin Botsford

Um homem armado foi preso na última madrugada, próximo à residência do juiz conservador americano Brett Kavanaugh, da Suprema Corte dos Estados Unidos, depois de fazer ameaças, conforme informou o tribunal.

A Suprema Corte americana vive uma tempestade política desde que vazou, no mês passado, o rascunho do parecer que anula a lei Roe vs Wade, que legalizou o aborto no país.

Segundo um porta-voz da Justiça, o homem preso no norte de Washington foi transportado para o 2º Distrito da Polícia do Condado de Montgomery, que informou que o suspeito é da Califórnia.

O Washington Post publicou que o suspeito tem cerca de 20 anos e que confirmou aos policiais que pretendia matar o juiz. Ele estaria revoltado devido ao projeto que deve anular a legalização do aborto e também devido aos tiroteios e massacres recentemente ocorridos no país.

"Não vamos tolerar esse tipo de comportamento", disse o procurador-geral Merrick Garland nesta quarta-feira (8). "Ameaças de violência contra os juízes atingem o coração de nossa democracia e faremos tudo o que pudermos para evitá-las e responsabilizar os responsáveis", concluiu.

O governador de Maryland, Larry Hogan, anunciou em um comunicado que houve "segurança reforçada" nas residências dos juízes desde o mês passado. "Peço aos líderes de ambos os partidos em Washington que condenem fortemente essas ações em termos inequívocos. É vital para o nosso sistema constitucional que os magistrados possam cumprir seus deveres sem medo de violência contra eles e suas famílias", declarou o republicano.

Até o final de junho, a Suprema Corte deve tomar duas importantes decisões sobre o aborto e o porte de armas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]