• Carregando...
Funcionário do Museu Nacional da Irlanda, Andy Halpin explica que é comum encontrar porções de manteiga em lamaçais, onde eram deixadas para preservação. | Cavan County Museum /PA Wire
Funcionário do Museu Nacional da Irlanda, Andy Halpin explica que é comum encontrar porções de manteiga em lamaçais, onde eram deixadas para preservação.| Foto: Cavan County Museum /PA Wire

Uma bola de manteiga feita há cerca de 2 mil anos foi encontrada em Co Meath, na Irlanda. O produto, cujo odor se assemelha ao de um queijo forte, pesa 10 quilos e estava enterrado em um pântano. As informações são do jornal The Irish Times.

Encontrada no começo de junho por um homem que trabalhava no pântano de Emlagh, a “descoberta” foi doada ao Museu Nacional da Irlanda, onde será preservada.

De acordo com Andy Halpin, funcionário do museu, é comum encontrar porções de manteiga em lamaçais, onde eram deixadas para preservação. O processo consistia em queimar a parte desejada, colocar em uma casca de madeira ou couro de animais e enterrar.

O Cavan Museum, para onde a peça foi encaminhada inicialmente, explica que pântanos possuem excelentes propriedades para a preservação de gordura animal. Entre elas baixa temperatura, baixo nível de oxigênio e ambiente ácido.

Segundo Halpin, o achado é relevante pois estava em uma área de fronteira entre três reinos e onze cidades da antiguidade. “Na época, atoleiros eram inacessíveis e misteriosos, e Emlagh era terra de ninguém, politicamente falando”, explicou.

O funcionário conta que a bola de manteiga encontrada estava enterrada a aproximadamente três metros de profundidade, o que dá a entender que não seria removida do local. Segundo estudiosos, possivelmente tratava-se de uma oferenda à deuses ou espíritos em busca de prosperidade.

Apesar da manteiga teoricamente ainda ser comestível, peritos não recomendam a experiência.

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]