• Carregando...
Atentado nos hotéis JW Marriott e Ritz-Carltonem em Jacarta deixou 9 mortos e dezenas de feridos | Reuters
Atentado nos hotéis JW Marriott e Ritz-Carltonem em Jacarta deixou 9 mortos e dezenas de feridos| Foto: Reuters
  • Hotel Ritz-Carlton foi um dos alvos do atentado, que também ocorreu JW Marriott e em uma rodovia no Norte de Jacarta

Dois suicidas realizaram os ataques a bomba que deixaram oito mortos em duas explosões ocorridas nos hotéis Ritz-Carlton e J. W. Marriott, na manhã desta sexta-feira (horário local), no centro de Jacarta, disse a jornalistas o chefe da polícia nacional. Os hotéis estavam ocupados por vários estrangeiros, muitos dos quais executivos que participavam de um fórum de negócios no J. W. Marriott. O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, qualificou os atentados como "atos terroristas" e podem ter amplo impacto na economia e nos negócios do país.

Os atentados podem ser uma retaliação à ação do governo da Indonésia, que está engajado em uma ampla campanha contra extremistas islâmicos e tem colocado seu Exército para desmobilizar grupos militantes em seus principais redutos. A primeira explosão aconteceu no início da manhã local (ontem à noite em Brasília). A segunda foi ouvida minutos depois. As bombas estilhaçaram janelas e espalharam destroços pelas ruas. Os explosivos podem ter sidos detonados na parte da frente e no subterrâneo dos hotéis, relatou a agência de notícias Antara.

Várias embaixadas e algumas grandes instituições financeiras têm escritórios na região. Algumas das vítimas participavam de um fórum de negócios no J. W. Marriott. Entre os mortos está Timothy Mackay, diretor-executivo da Holcim Indonésia, empresa suíça de cimento. James Castle, fundador da CastleAsia, conhecida empresa de consultoria da Indonésia e que organizava o fórum, ficou ferido.

O analista estava no J. W. Marriott quando o hotel foi atacado em 2003. Na ocasião, 12 pessoas morreram. O atentado de 2003 foi atribuído ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável também pelos ataques em Bali, em 2002. Outro ferido identificado foi um ex-presidente das operações da Rio Tinto na Indonésia, Noke Kiroyan.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]