• Carregando...
Cidadãos hondurenhos podem estar operando uma rede de tráfico de fentanil em grandes cidades localizadas no oeste dos EUA
Cidadãos hondurenhos podem estar operando uma rede de tráfico de fentanil em grandes cidades localizadas no oeste dos EUA| Foto: tashatuvango/Bigstock

Uma informação veiculada por um jornal local do estado do Oregon aponta que cidadãos hondurenhos podem estar operando redes de tráfico de fentanil em grandes cidades localizadas no oeste dos EUA.

Citando uma denúncia criminal apresentada no dia 12 de dezembro perante o Tribunal Distrital dos EUA em Portland, no Oregon, o jornal Willamette Week afirmou que órgãos de segurança pública dos EUA estão investigando uma suposta organização criminosa que conta com a contribuição de hondurenhos para distribuir altas quantidades de fentanil por essas cidades.

Conforme informações do jornal, operações que viabilizavam o tráfico de fentanil por meio dessas redes foram identificadas nas cidades de Seattle (estado de Washington), Denver (Colorado), Portland e Oregon City (no Oregon), Oakland e Califórnia City (na Califórnia) e Salt Lake City (em Utah).

Uma força-tarefa identificada como Grupo D-51, coordenada pela Administração de Combate às Drogas dos EUA (DEA), tem investigado tais casos envolvendo essas redes de tráfico de drogas, de acordo com informações do Willamette Week. A força-tarefa inclui o Departamento de Segurança Interna dos EUA e os departamentos de polícia de Tigard e Sherwood no Oregon, bem como o Escritório do Xerife do Condado de Washington.

O Willamette Week relatou que essa organização “é suspeita de importar substâncias controladas, incluindo pílulas de fentanil, heroína e metanfetamina do México para os Estados Unidos, e conspirar para distribuir essas drogas no Oregon e Washington".

Hondurenhos têm sido os principais atores no tráfico de fentanil nas ruas de São Francisco, na Califórnia, durante os últimos anos, segundo informações veiculadas em julho pelo jornal San Francisco Chronicle. Uma das principais razões para a cidade se tornar um centro desse comércio ilícito é a sua política de “cidade santuário”, que oferece uma certa proteção contra a ação das autoridades nacionais de imigração.

Sem se identificar, um traficante hondurenho comparou São Francisco com Honduras, afirmando que a proteção contra a imigração faz com que a cidade americana seja atrativa para o tráfico de drogas. Ele afirmou ao Chronicle que “muitos [traficantes] procuram São Francisco porque ela é uma ‘cidade santuário’”, acrescentando que, mesmo em caso de captura pelo crime de tráfico de drogas, em São Francisco "você vai para a cadeia e sai”.

©2023 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]