Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Espaço

Hubble faz uma das fotos mais detalhadas de berçário de estrelas

Telescópio espacial registrou N11, uma complexa rede de nuvens de gás. Nasa também divulgou nova foto do retorno da sonda Hayabusa à Terra

N11 fica na Grande Nuvem de Magalhães, vizinha da Via-Láctea. | Jesús Maíz Apellániz (Instituto de Astrofísica de Andalucía) / Nasa / ESA
N11 fica na Grande Nuvem de Magalhães, vizinha da Via-Láctea. (Foto: Jesús Maíz Apellániz (Instituto de Astrofísica de Andalucía) / Nasa / ESA)
Kingoonya, Austrália - passagem da Hayabusa foi visível ao olho humano por apenas 15 segundos. |

1 de 1

Kingoonya, Austrália - passagem da Hayabusa foi visível ao olho humano por apenas 15 segundos.

Nova foto do telescópio espacial Hubble, mantido pela Nasa e pela ESA, a agência espacial europeia, traz uma das mais detalhadas imagens já obtidas de uma região de formação de estrelas – no caso, N11, parte de uma complexa rede de nuvens de poeira e agrupamentos estelares que fica na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia-satélite próxima da Via-Láctea.

A Nasa também divulgou nesta terça-feira (22) uma nova foto da reentrada da sonda japonesa Hayabusa, no domingo (13), de volta ao lar depois de uma missão que durou 7 anos e trouxe uma amostra do asteroide Itokawa, "sequestrado" há 5 anos.

A Hayabusa em si, com seus 510 quilos, espatifou-se como um cometa artificial em uma região inóspita da Austrália. Mas a cápsula se desprendeu da nave-mãe e chegou inteira com o valioso fragmento do Itokawa.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.