
Um enorme pedaço da geleira Petermann, na Groenlândia, desliza em direção ao mar, informa a Nasa. A gigantesca ilha de gelo tem o dobro do tamanho de Manhattan, ou o equivalente à soma das áreas da Barra da Tijuca, Recreio, Vargens Pequena e Grande, Grumari, Joá e Itanhangá.
Imagens captadas pelo satélite Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (Modis), da Nasa, divulgadas nesta quinta-feira (19), mostram o icebeg à deriva. Ele deverá se dividir em pedaços menores.
Para o especialista da Nasa Eric Rignot, o fenômeno natural deve ser considerado como significativo. "Não é um colapso, mas certamente é um evento significativo."
Já Ted Scambos, cientista do U.S. National Snow and Ice Data Center, ressaltou que esta última ruptura marca um recuo histórico da geleira. Há dois anos, outro grande pedaço de gelo se desprendeu, indo para o oceano. Na ocasião, a massa gelada era duas vezes maior da que se soltou agora, de acordo com estimativas de Konrad Steffen, diretor do Swiss Federal Institute for Forest, Snow, and Landscape Research WSL.



