Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Revolta

Iemenitas vão às ruas após Saleh dizer que não renuncia

Os manifestantes marcharam pela principal avenida da capital do país, Sanaa, gritando "vitória no nosso Iêmen e na sua Síria", uma declaração de apoio aos ativistas pró-democracia sírios

Uma manifestação pedindo a renúncia do presidente iemenita Ali Abdullah Saleh reuniu dezenas de milhares de pessoas após as orações desta sexta-feira, um dia depois de o governante afirmar que não vai deixar o poder.

Os manifestantes marcharam pela principal avenida da capital do país, Sanaa, gritando "vitória no nosso Iêmen e na sua Síria", uma declaração de apoio aos ativistas pró-democracia sírios, que pedem a queda do presidente Bashar Assad.

"Oh Deus, conceda a vitória à Síria e ao Iêmen. Oh Deus...permita que Saleh e Bashar caiam", gritavam os manifestantes ao encerrarem as orações desta sexta-feira.

Na Síria, os ativistas pró-democracia convocaram protestos nesta sexta-feira sob o slogan "vitória para a Síria, vitória para o Iêmen".

Também na capital iemenita, milhares de partidários pró-Saleh manifestaram seu apoio ao presidente.

As manifestações aconteceram um dia depois de Saleh ter dito à revista Time e ao jornal The Washington Post que não vai deixar o poder se seus rivais participarem de futuras eleições no país.

Ele se referiu especificamente ao general dissidente Ali Mohsen al-Ahmar, que desertou no início deste ano em apoio aos manifestantes contrários ao governo, e ao poderoso chefe tribal xeque Sadiq al-Ahmar.

"Se transferirmos o poder e eles estiverem lá, isso significará que nos rendemos a um golpe de Estado", disse Saleh em sua primeira entrevista desde que voltou para o Iêmen uma semana atrás, depois de deixar a Arábia Saudita, onde foi se recuperar de ferimentos sofridos num ataque contra seu palácio em junho.

Manifestantes contrários ao governo no Iêmen e na Síria pedem há meses a renúncia de seus respectivos líderes e os dois governos vem respondendo com violenta repressão. As informações são da Dow Jones.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.