Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Vaticano

Igreja condena suspensão de alimentação a pacientes em estado vegetativo

O comunicado reafirma a posição católica no caso da norte-americana Terri Schiavo

O Vaticano divulgou nesta sexta-feira (14) documento confirmando que, para os católicos, é obrigatório alimentar as pessoas que se encontram em estado vegetativo. O comunicado é uma referência ao caso da norte-americana Terri Schiavo, que permaneceu em coma por 15 anos e faleceu em 2005 após a interrupção da alimentação.

"A administração de alimentos e de água, ainda por vias artificiais, é em regra geral um meio comum e proporciona a manutenção da vida. Portanto é obrigatório", afirmou a Congregação para a Doutrina da Fé.

Os pais de Terri Schiavo protagonizaram uma longa batalha legal para evitar a morte da filha, que sofreu um infarto em 1990 e entrou em estado vegetativo depois de uma breve etapa em coma.

O caso chegou a mobilizar até mesmo o Congresso dos Estados Unidos, que aprovou uma lei especial para tenta evitar a morte de Schiavo. A decisão final foi dada pelos tribunais federais, que se negaram em 12 ocasiões a ordenar o religamento dos tubos para mantê-la com vida.

Schiavo faleceu em 31 de março de 2005, aos 41 anos, depois de passar 13 dias sem alimentação após a remoção do cateter alimentar que a mantinha viva, apesar da mobilização dos movimentos cristãos e dos conservadores dos Estados Unidos.

Na ocasião, o Vaticano denunciou que se tratou de uma morte "antecipada arbitrariamente".

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.