Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Religião

Igreja em Cuba recebe anúncio de visita do Papa

Bento XVI visitará o país em 2012. Última visita papal foi de João Paulo II em 1998

A Igreja Católica de Cuba recebeu nesta quinta-feira (10) com "alegria" o anúncio da visita do Papa Bento XVI à ilha, em 2012, na esperança de que a viagem coincida com as celebrações dos 400 anos do aparecimento da Virgem da Caridade de Cobre.

"Com grande alegria e viva esperança recebemos e dividimos o anúncio da visita do Santo Padre Bento XVI a Cuba, prevista para a primavera (do Hemisfério Norte) do ano 2012", declarou a Conferência de Bispos Católicos de Cuba em um comunicado.

"É com grande alegria que recebemos a presença do Santo Padre (em Cuba) no ano jubilar para todos os católicos e para todos os cubanos", disse à AFP Orlando Márquez, porta-voz do Arcebispado de Havana, liderado pelo cardeal Jaime Ortega.

Márquez completou que "é algo que se esperava ansiosamente, a realização da visita no ano jubilar de 2012, no 400º aniversário da aparição da imagem da Virgem da Caridade de Cobre, padroeira nacional".

A Conferência de Bispos disse que "este feliz anúncio foi recebido como um presente da Virgem da Caridade, Mãe de todos os cubanos, a quem o Santo Padre verá como peregrino a venerar junto com todos nós no Ano Jubilar".

A primeira e única visita papal a Cuba foi realizada por João Paulo II em janeiro de 1998, o que contribuiu para suavizar as relações tensas entre a Igreja com o então governo comunista de Fidel Castro.

Desde então, os laços se apertaram até chegar a um diálogo inédito, iniciado em 2010, entre o atual presidente Raúl Castro e o cardeal Ortega, o que levou à libertação de 130 presos políticos.

Também é resultado dessa aproximação a atual peregrinação nacional da imagem da Virgem, a primeira desde a vitória da revolução, em 1959, que visita atualmente mais de 300 localidades de Havana, após ter percorrido mais de 28.000 quilômetros nas 14 províncias do país.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.