Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Briga política

Imagem de Cristo causa disputa no Peru

Lima - A prefeita de Lima, Susana Villarán, declarou ontem sua oposição à instalação de uma estátua gigante de Cristo similar à do Rio de Janeiro que o presidente do Peru, Alan García, deseja inaugurar em breve num monte da capital próximo ao Oceano Pacífico.

García anunciou na última sexta-feira que a inauguração da estátua de 37 metros de altura ocorrerá em 29 de junho.

Susana afirmou que "se é uma estátua que o Brasil entrega (sic) como presente ao presidente, há outros lugares onde ela pode ser colocada, como na (via) interoceânica que une Peru e Brasil". E acrescentou: "é uma estátua de 37 metros sendo colocada da noite para o dia sem se falar com ninguém. (...) Lima tem prefeita e as coisas devem ser consultadas". A prefeita têm rusgas com García desde que iniciou seu governo em janeiro.

Susana criticou a falta de originalidade da obra e a pouca relação com a tradição de Lima. Pediu que se houvesse edificado "ao Senhor dos Milagres", imagem venerada na capital desde o século 17. Espera-se que a estátua seja colocada numa colina chamada "Morro Solar", próxima à costa numa zona de jurisdição da cidade de Lima. A estátua "afetará a integridade paisagística da baía de Lima", declarou a prefeita.

O presidente nomeou a estátua de "Cristo do Pacífico" e a obra recebeu um aporte de cerca de US$ 833 mil dólares da construtora brasileira Odebrecht, segundo consta de resolução ministerial publicada no site oficial da presidência do conselho de ministros.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.