• Carregando...
Omran foi resgatado com os três irmãos e os pais | Aleppo Media Center/Reprodução
Omran foi resgatado com os três irmãos e os pais| Foto: Aleppo Media Center/Reprodução

Desde 2011, a Síria enfrenta uma guerra civil que já deixou mais de 250 mil mortos. Em meio a esse cenário, praticamente metade dos cidadãos do país deixaram seus lares e partiram como refugiados para outros locais. E a vida daqueles que escolheram - ou tiveram que - ficar é cercada pelos horrores dos conflitos armados, realidade retratada por uma imagem veiculada nesta terça-feira (17) e que viralizou como um símbolo de horrores.

A imagem - parte de um vídeo divulgado pelo grupo Aleppo Media Centre, ligado à oposição síria - mostra Omran Daqneesh, de 5 anos, coberto de sangue e poeira, olha assustado para a câmera.

Veja o vídeo do resgate de Omran

Ele foi vítima de um ataque aéreo à cidade de Aleppo, no norte da Síria, que vive uma grave crise humanitária em meio à guerra civil que dura cinco anos e opõe o presidente Bashar al Assad e rebeldes apoiados pelo Ocidente.

O menino foi identificado nesta quinta-feira (18) pelo médico que o atendeu em um hospital de Aleppo, Osama Abu al-Ezz. Segundo o médico, Omran foi trazido ao hospital na noite de quarta-feira (17), como “M10”, logo após um ataque aéreo a um bairro controlado pelos rebeldes. Ele chegou com ferimentos na cabeça, mas já recebeu alta.

Omran foi resgatado com os três irmãos - de 11, seis e um ano de idade - e os pais dos escombros do apartamento da família, parcialmente destruído após o ataque aéreo, de acordo com Mahmoud Raslan, repórter fotográfico autor da imagem que trabalha como correspondente para a rede Al Jazeera.

Aleppo, que já foi o centro metropolitano mais populoso e capital financeirada Síria, concentra a maior parte da destruição do país. Conforme explica o Telegraph, os ataques na cidade se intensificaram no início deste mês, por conta de uma força combinada de rebeldes e jihadistas terem quebrado um cerco do regime vigente no país. Por outro lado, forças armadas russas e sírias aumentaram os bombardeios para atingir os grupos inimigos.

Segundo a Syrian American Medical Society, outras 12 crianças foram encaminhadas para o mesmo hospital de Omran, enquanto a cidade sitiada vive uma profunda crise humanitária — que inclui a falta de médicos, suprimentos hospitalares, alimentos, água e luz. Um médico disse que oito pessoas morreram no ataque aéreo, incluindo cinco crianças.

A imagem foi compartilhada milhares de vezes nas redes sociais, incluindo por David Miliband, ex-ministro das Relações Exteriores do Reino Unido e agora presidente do Comitê Internacional de Resgate.

A comoção gerada pela imagem de Omran ecoa a foto de Aylan Kurdi, menino de três anos cujo corpo foi encontrado em uma praia na Turquia, em setembro do ano passado, depois do naufrágio da embarcação em que estava sua família. Eles tentavam chegar à ilha grega de Kos.

Vídeo mostra o momento do resgate de Omran

Colaborou: Cecília Tümler

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]