• Carregando...
Imagem de satélite mostra instalações do centro de lançamento de testes de Sonhae, na Coreia do Norte | AFP
Imagem de satélite mostra instalações do centro de lançamento de testes de Sonhae, na Coreia do Norte| Foto: AFP

A Coreia do Norte começou a desmontar as instalações da estação de lançamento de satélites em Sohae, segundo uma análise das imagens de satélite comerciais publicadas no site 38 North, um site norte-americano focado na Coreia do Norte e afiliado ao Stimson Center em Washington.

Sohae tem sido o principal local para lançamentos de satélites norte-coreanos desde 2012. Acredita-se que as instalações para testes no local desempenham um papel no desenvolvimento dos motores a combustível líquido que podem ser usados no programa de mísseis balísticos da Coreia do Norte. 

Se a análise da imagem for precisa, o país pode estar dando um pequeno mas significativo passo em direção ao desarmamento que foi acordado pelo líder norte-coreano Kim Jong-un e pelo presidente dos EUA, Donald Trump, durante a reunião de cúpula em Cingapura em 12 de junho

Depois do encontro, Trump disse que Kim prometeu desmantelar um local de lançamento de mísseis. Funcionários americanos confirmaram que o local que o presidente se referiu era Sohae. No entanto, a falta de progresso visível para esse compromisso foi um fator que logo serviu para minar os acordos alcançados entre Kim e Trump. 

Desmonte

As imagens publicadas pelo site 38 North foram tiradas pelas empresas Digital Globe e Airbus Defence and Space em 20 de julho e 22 de julho, respectivamente.  Em um conjunto delas, parece que um prédio de processamento montado em trilhos está sendo desmontado. Este edifício é onde os veículos de lançamento espacial são montados antes de serem movidos para a plataforma de lançamento, diz o analista Joseph Bermudez Jr.

Separadamente, as imagens mostram a atividade em torno de um suporte de testes de motores verticais. Bermudez diz que, nas imagens de 22 de julho, o banco de testes parece ter sido "completamente desmontado", acrescentando que "dado o estado de atividade, o trabalho deve ter começado em algum momento nas últimas duas semanas". 

No Twitter, o fundador do site 38 North, Joel Wit, disse que as imagens sugerem que a Coreia do Norte pode estar disposta a "desistir de seu programa de lançamentos espaciais". Ele, um ex-negociador do Departamento de Estado com a Coreia do Norte e defensor do diálogo com Pyongyang, disse que tal medida seria apenas um passo na direção certa, "mas importante". 

O cronograma das imagens de satélite sugere que a Coreia do Norte pode ter começado a desmantelar as instalações em Sohae depois que o secretário de Estado, Mike Pompeo, visitou Pyongyang no início de julho, em uma tentativa de fazer avançar o acordo alcançado em Cingapura. 

Sem conferência

No entanto, o desmantelamento das instalações em Sohae parece ter ocorrido sem especialistas externos para conferir. O governo norte-coreano tem realizado uma série de movimentos unilaterais, desde o início do ano, para mostrar a sua boa vontade, incluindo a aparente destruição do local de testes nucleares de Punggye-ri, em março. Analistas alertaram que estes passos precisam ser verificados. 

Depois de uma fortalecimento das conversas no início do ano, houve sinais recentes de que as negociações de desnuclearização entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte estavam indo mais devagar do que o previsto. Autoridades americanas de inteligência disseram, no mês passado, que Pyongyang estava trabalhando para esconder os principais aspectos de seu programa nuclear. 

O Washington Post informou no último final de semana que Trump, que havia dito no mês passado que o problema nuclear da Coreia do Norte estava "em grande parte resolvido", agora expressava preocupações privadas sobre a falta de progresso na questão. Na segunda-feira, Trump tuitou que a história estava "errada" e que ele estava "muito feliz!".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]