Londres Os britânicos votaram ontem em eleições locais e regionais, no que é visto como a última avaliação do governo do primeiro-ministro Tony Blair, que deve deixar o cargo nas próximas semanas.
Segundo pesquisas, a impopularidade de Blair deve afetar a performance do seu Partido Trabalhista nas eleições tanto municipais quanto regionais e os trabalhistas devem perder cadeiras no Parlamento escocês, na Assembléia galesa e nas assembléias locais da Inglaterra, confirmando uma tendência já registrada nas últimas eleições. Os resultados finais devem ser divulgados hoje.
Prova da impopularidade trabalhista é a Escócia, onde tudo indica que as eleições serão dominadas pela primeira vez em 50 anos pelo Partido Nacional Escocês (SNP), cuja principal bandeira é a independência.
As sondagens apontam para uma vantagem média de cerca de 6 pontos percentuais do SNP sobre o Partido Trabalhista, mas, provavelmente, nenhum dos dois conseguirá a maioria no Parlamento, o que obrigará os partidos a tentar acordos políticos após o pleito.



