• Carregando...
trump
Presidente dos EUA, Donald Trump.| Foto: Sean Rayford/Getty Images/AFP

O jornal americano The New York Times informou em reportagem deste domingo (27) que os registros fiscais do presidente americano e candidato a reeleição Donald Trump apontariam para perdas financeiras crônicas e evasão fiscal.

Segundo o jornal, Trump pagou apenas US$ 750 dólares de imposto de renda no ano em que ele venceu a eleição e a mesma quantia no primeiro ano em que esteve na Casa Branca.

Além disso ele não teria pago nenhum imposto de renda em 10 dos últimos 15 anos. Isso teria relação com o fato de Trump ter informado que perdeu muito mais dinheiro do que ganhou no período.

O jornal afirma que teve acesso às declarações de impostos do presidente americano e que os documentos revelam um empresário que “ganha centenas de milhões de dólares por ano, mas acumula perdas crônicas, e que as emprega agressivamente para evitar o pagamento de impostos”.

A publicação inclui ainda diversos gráficos projetados a partir dos dados obtidos da declaração de imposto de renda do presidente americano que indicariam as irregularidades e afirma ainda que há material em análise para mais reportagens.

O advogado da Trump Organization, Alan Garten, disse em resposta ao New York Times que “a maioria – se não todos – os dados parecem estar imprecisos” e que o presidente americano pagou “dezenas de milhões de dólares em impostos ao governo federal”.

Em conferência de imprensa nesta noite de domingo, Trump se defendeu das acusações afirmando que as notícias são falsas. “São notícias totalmente falsas. Fabricadas, falsas”, disse ele.

Trump acrescentou que suas contas estão sob auditoria na IRS (a Receita Federal americana) e que está sendo tratado de maneira muito dura pelo órgão federal. E encerrou afirmando que, quando seus balanços não estiverem mais sob auditoria, “ficaria muito orgulhoso em mostrá-los” ao público.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]