Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Experimento

Impressão digital permite tato apurado de seres humanos, dizem franceses

Além de firmeza no toque, marcas auxiliam na captação de detalhes. Saliências amplificam sinal que é enviado para o cérebro

Dedo em contato com superfície plana e transparente mostra ação tátil das impressões digitais | Science/AAAS
Dedo em contato com superfície plana e transparente mostra ação tátil das impressões digitais (Foto: Science/AAAS)

As impressões digitais que todos temos nas mãos não servem apenas para identificar criminosos, afirma um grupo de pesquisadores franceses. Além de dar firmeza à mão na hora de agarrar objetos, elas também ajudam a detectar texturas delicadas e pequenos objetos por meio do tato. A conclusão, obtida por um grupo do Laboratório de Física Estatística da Universidade Paris-6, envolveu experimentos com dois "dedos" artificiais, um com impressões digitais simuladas, outro sem. O que eles viram é que as impressões servem como uma espécie de filtro para os detalhes muito pequenos de uma superfície explorada com o tato - detalhes equivalentes a espessura de um dedo humano. Com isso, as impressões digitais fortalecem a sensação de tato captada pelo cérebro. A pesquisa está na revista "Science" desta semana.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.