• Carregando...
Chamas e fumaça sobem da antiga Bolsa de Valores em Copenhague, na Dinamarca
Chamas e fumaça sobem da antiga Bolsa de Valores em Copenhague, na Dinamarca| Foto: EFE/EPA/Ida Marie Odgaard

O edifício da antiga bolsa de valores da capital da Dinamarca, Copenhague, construído no século 17, foi atingindo por um grande incêndio nesta terça-feira (16). Por causa do fogo, a torre do edifício histórico acabou desabando sobre o teto, prejudicando ainda mais a estrutura.

Momento em que a torre do edifício desaba sobre o teto
Momento em que a torre do edifício desaba sobre o teto| EFE/EPA/Ida Marie Odgaard

A origem do incêndio ainda não foi determinada. Neste momento, serviços de emergência e os bombeiros trabalham para tentar apagar o incêndio que segue fora de controle, enquanto a polícia isola uma grande área adjacente ao edifício, localizada em uma zona central.

“À medida que as estruturas ardem, partes do edifício desabam”, disse Jakob Vedsted Andersen, diretor dos serviços de bombeiros e resgate de Copenhague, em declarações divulgadas pela agência de notícias dinamarquesa Ritzau.

Dezenas de recrutas da Guarda Real também se deslocaram para o local com o objetivo de ajudar a proteger a área e salvar as pinturas da coleção que decora o interior.

Várias alas do Castelo de Christiansborg, sede do Parlamento, que fica perto do edifício em chamas, foram evacuadas por precaução.

“É um incêndio muito grande que estamos enfrentando e que teremos que enfrentar por muito tempo. É um prédio antigo com muitas construções de madeira e um telhado de cobre que mantém o calor. Trata-se de uma grande operação que vai durar quase o dia todo", disse Vedsted Andersen.

Causa do incêndio ainda é desconhecida
Causa do incêndio ainda é desconhecida | EFE/EPA/Ida Marie Odgaard

O edifício, um dos mais antigos preservados em Copenhague que também era conhecido como Borsen, foi construído entre 1619 e 1623 por ordem do rei Cristiano IV e funcionou como bolsa de valores da capital dinamarquesa até 1974.

Atualmente era sede da Câmara de Comércio e sua fachada ficou meses coberta por andaimes para ser restaurada, um processo que estava durando até o começo desta terça-feira.

"Estamos testemunhando um espetáculo terrível", disse a Câmara de Comércio Dinamarquesa

"Imagens horríveis da bolsa de valores. Muito triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós. Nosso momento Notre Dame", escreveu na rede social X (antigo Twitter) o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen, lembrando o incêndio da famosa catedral em Paris no ano de 2019.

Segundo especialistas citados pela imprensa local, é possível que as obras de remodelação tenham aumentado o risco de incêndio, embora sua causa específica ainda seja desconhecida.

Segundo informações da Al Jazeera, imagens de emissoras locais mostraram diversas pessoas tentando recolher itens e pinturas históricas que estavam em exposição no interior do edifício.

O prédio abrigava uma variada e grande coleção de obras de artes dinamarquesas, que incluía a pintura do próprio Borsen, feita no século de 19 por Peder Severin Kroyer.

Segundo a BBC, O ministro da Cultura da Dinamarca, Jakob Engel-Schmidt, falou nesta terça-feira que “400 anos de herança cultural dinamarquesa pegaram fogo”. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]