Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
acidente

Incêndio atinge submarino nuclear russo em conserto

Fogo começou durante soldagem em dique seco às margens do Mar Branco

Fumaça em estaleiro às margens do Maro Branco. Submarino Oriol estava sem armamentos | Reuters
Fumaça em estaleiro às margens do Maro Branco. Submarino Oriol estava sem armamentos (Foto: Reuters)

Um incêndio atingiu nesta terça-feira (7) um submarino nuclear russo que está sendo reparado no estaleiro Zviozdochka, às margens do Mar Branco, informou a agência oficial Tass.

“Segundo dados preliminares, o fogo atingiu o revestimento de borracha entre o casco exterior e interior do submarino”, disse uma fonte da polícia.

A fonte acrescentou que o acidente começou durante uma soldagem feita um dique seco do estaleiro.

“A bordo do submarino não havia armamento”, assegurou à Tass a fonte policial.

Por sua vez, o escritório de imprensa dos estaleiros informou que o combustível nuclear dos dois reatores do submarino foi retirado, como é habitual, antes do início do conserto, que começou em 2013.

“Os trabalhos para apagar o fogo continuam. Foi possível impedir que se propague a outros compartimentos”, disse um porta-voz de Zviozdochka à agência Interfax, e precisou que o incêndio começou na popa do submarino.

O comandante-chefe da Marinha russa, o almirante Viktor Chirkov, assegurou que trata-se de um “incêndio pequeno” e que segue a situação desde o Estado-Maior Naval, em São Petersburgo.

Botado em 1992, o Oriol é um cruzeiro submersível da classe Oscar-II, a mesma do “Kursk”, o submarino russo que afundou no mar de Barents em 10 de agosto 2000, em um acidente que tirou a vida a de seus 118 tripulantes.

O submarino é propulsado por dois reatores nucleares de 190 megawatts de potência cada um e em estado de serviço está equipado com 24 torpedos e 24 mísseis cruzeiro.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.