
Intensos incêndios alimentados por fortes ventos atingiram o norte do Texas, destruindo duas cidades e matando duas pessoas, disseram autoridades nesta sexta-feira (10).
Bombeiros apagaram mais de 20 grandes focos de incêndio ao redor de 60 mil acres na sexta-feira, um dia depois que cem mil acres foram queimados e as pequenas cidades de Stoneburg e Sunset, no município de Montague, noroeste de Fort Worth, foram destruídos, de acordo com um comunicado do governador do Texas, Rick Perry.
Um casal residente no município de Montague morreu quando o vento soprou forte e folhas em chamas em rápido movimento consumiram sua casa, afirmaram autoridades locais.
A fumaça dos incêndios cobriu a rodovia interestadual 35, ao norte de Dallas, e deixou o tráfego lento. Em um trecho, a rodovia expressa 287, a noroeste de Fort Worth, teve de ser bloqueada por conta da espessa fumaça.
A expectativa era de que as condições do tempo melhorassem no final da sexta-feira, com ventos mais calmos e uma previsão de umidade mais elevada, disseram autoridades do Serviço de Previsão do Tempo do Texas.
O governador Perry pediu à Agência Federal de Gerenciamento de Emergência (FEMA, na sigla em inglês) que declarasse estado de emergência em 199 municípios do Texas ameaçados pelos incêndios.
Matos e galhos em chamas também atingiram as regiões oeste e central de Oklahoma na quinta-feira, destruindo cerca de cem casas e ferindo mais de 30 pessoas, segundo notícias da mídia local.



