Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
fogo

Incêndios na Croácia provocam a retirada de 1,5 mil pessoas

Um bombeiro morreu em virtude do incêndio que atinge a costa adriática no norte do país

Bombeiro combate incêndio perto de Vrpolje, no Norte da Croácia | Stringer/AFP
Bombeiro combate incêndio perto de Vrpolje, no Norte da Croácia (Foto: Stringer/AFP)

Um bombeiro morreu e 1.500 turistas, a maioria estrangeiros, foram evacuados nesta segunda-feira (23) devido aos incêndios florestais que atingem a costa adriática do norte da Croácia, informaram as autoridades locais.

"A situação é muito difícil (...) Fazemos o possível para proteger a vida e os bens dos cidadãos", declarou o ministro croata do Interior, Ranko Ostojic, ao canal Nova TV.

"Tudo está pronto para a retirada", disse Ostojic, que viajou ao balneário de Selce, na zona do porto de Rijeka (norte), onde 150 bombeiros combatem as chamas.

O fogo começou pela manhã em um bosque da zona de Rijeka, 180 km a sudoeste de Zagreb, e se propagou para Selce.

Ao menos 1.500 turistas, a maioria eslovenos e austríacos, foram retirados de dois campings, enquanto as autoridades determinavam a evacuação dos hotéis da região, informou a polícia.

Atualmente, a região costeira da Croácia é varrida por ventos de mais de 100 km/h, o que dificulta o combate às chamas.

O bombeiro morreu nesta segunda-feira quando tentava apagar outro incêndio, na região de Moscenicka Draga, na península de Istria, declarou Slavko Gaus, um responsável local. Este incêndio foi controlado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.