Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Himalaia

Índia e Paquistão negociam fim de impasse sobre geleira

Autoridades da defesa do Paquistão e da Índia iniciaram nesta sexta-feira as negociações para por fim ao impasse de 23 anos sobre o campo de batalha mais alto do mundo: a geleira Siachen, nas montanhas Himalaia.

Os rivais sul-asiáticos que detêm poderio nuclear já lutaram três guerras desde 1947, duas delas na região montanhosa da Caxemira. Em 2004, eles iniciaram o processo de paz, depois de quase iniciarem outra guerra em 2002.

Desde então, realizam negociações sobre uma ampla gama de assuntos, obtendo progressos em questões diplomáticas, de transporte e esportivas, mas não houve avanços significativos no ponto central, a discórdia sobre a maioria muçulmana da Caxemira.

Soldados dos dois países têm se enfrentando na geleira Siachen desde 1984, quando a Índia mandou tropas para a remota região, no norte da Caxemira. Mais soldados morreram por causa dos 5.500 metros de altitude e do frio do que por fogo inimigo.

O novo secretário da Defesa do Paquistão, Kamran Rasool, e seu equivalente indiano, Shekhar Dutt, esperam chegar a um acordo para a retirada das tropas do local.

"Tenho certeza que estamos a caminho de uma solução", disse Dutt aos repórteres após sua chegada, na quinta-feira.

Os dois trocaram um aperto de mãos diante das câmeras antes do início dos dois dias de negociação na cidade de Rawalpindi.

A Índia se recusa a retirar seus soldados da geleira até o Paquistão aceitar as posições defendidas pelos dois lados.

O Paquistão diz estar disposto a concordar, sob a condição de que isso não seja tomado como um endosso definitivo sobre a reivindicação da Índia sobre a geleira.

A discussão sobre Siachen faz parte das negociações cujo objetivo é resolver todas as disputas pendentes, incluindo a Caxemira.

A demarcação de um estuário no mar arábico é outro ponto de discórdia entre os dois países, e as autoridades marítimas prendem regularmente os pescadores que invadem território alheio.

A marinha paquistanesa prendeu 30 pescadores indianos e confiscou seis barcos na sexta-feira.

A quarta rodada das negociações entre os dois países começou no mês passado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.