Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Precaução

Indonésia lança bóia para detectar tsunami

O aparelho é formado por duas partes: uma bóia e uma unidade que ficará submersa. A possibilidade de sucesso varia entre 75% e 80 %, diz especialista

Mais de dois anos depois que ondas gigantes devastarem o norte de Sumatra e causarem a morte de aproximadamente 170 mil pessoas nessa parte da Indonésia, o país lançará ao mar sua primeira bóia de detecção de tsunamis.

Após seis meses de trabalho, os técnicos colocarão esta semana o aparelho em águas da baía de Semangko, no estreito de Sonda, informou hoje o jornal "The Jakarta Post".

Said Djauharsyah Jenie, que dirige a Agência de Avaliação e Aplicação de Tecnologia (BPPT), explicou que o aparelho é formado por duas partes: uma bóia e uma unidade que ficará submersa a uma profundidade entre 2.000 e 6.000 metros, e que detectará possíveis tsunamis.

A unidade subterrânea mandará informações à bóia, que, por sua vez, enviará os dados a uma estação de controle através de um satélite.

Segundo Ridwan Djamaluddin, que lidera a equipe que produziu o aparelho, uma vez colocada no mar, a bóia terá de superar seu teste mais complicado: fazer com que a parte inferior seja capaz de transmitir sinais à superfície.

"A possibilidade de sucesso varia entre 75% e 80 %", disse Djamaluddin, que acrescentou que o aparelho deve ser capaz de dar um alerta de tsunami no máximo três minutos após detectar a onda no fundo do mar.

Segundo o especialista, a Indonésia necessita de pelo menos 22 ou 24 bóias deste tipo para cobrir todas as áreas vulneráveis a tsunamis, mas por enquanto conta apenas com duas.

O BPPT anunciou que construirá dez bóias a mais até o fim de 2008, enquanto outras nove unidades serão fabricadas na Alemanha.

Além disso, o Governo dos Estados Unidos se dispôs a fornecer outras três ainda este ano.

Cerca de 40 especialistas de várias instituições científicas do país colaboraram no desenvolvimento do aparelho.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.