
Ouça este conteúdo
A Polícia Metropolitana de Londres prendeu oito homens, sendo sete deles iranianos, suspeitos de planejar um ataque terrorista na Inglaterra. A operação, que aconteceu neste sábado em Swindon, oeste de Londres, e nas cidades de Stockport, Rochdale e Manchester, também contou com apoio das forças militares inglesas.
De acordo com a agência de notícias Reuters, os suspeitos têm entre 29 e 46 anos, mas suas identidades não foram reveladas. O local escolhido pelos supostos terroristas também não foi divulgado pelas autoridades.
"A investigação ainda está em sua fase inicial e estamos explorando várias linhas de investigação para estabelecer qualquer motivação potencial, bem como para identificar se pode haver algum risco adicional para o público ligado a este assunto", disse o chefe do Comando de Combate ao Terrorismo da Polícia de Londres, Dominic Murphy.
As prisões foram efetuadas de acordo com a Lei de Segurança Nacional inglesa, aprovada em 2023, após uma crescente onda de iniciativas de origem iraniana e de outros “Estados Hostis” em solo inglês. Segundo o governo britânico, mais de 20 conspirações “potencialmente letais” apoiadas pelo Irã foram interceptadas nos últimos três anos.
A Embaixada iraniana em Londres não respondeu ao pedido de informações da Reuters. Buscas nos endereços dos oito presos seguem sendo realizadas pela polícia de Londres e novas prisões não foram descartadas.



