• Carregando...
Instituições da UE desinstalam TikTok de dispositivos por segurança
Aplicativo é utilizado por 125 milhões de usuários pelo mundo, mas é apontado como vulnerável na proteção de dados| Foto: Pixabay

A Comissão Europeia e o Conselho da União Europeia anunciaram nesta quinta-feira (23) que prescindirão do aplicativo chinês TikTok nos seus dispositivos móveis oficiais.

A justificativa dos órgãos é o reforço na segurança diante do aumento dos ataques cibernéticos. Todos os funcionários da Comissão Europeia foram proibidos de utilizarem o TikTok nos smartphones oficiais e pediu que os usuários desinstalem o aplicativo até 15 de março.

Johannes Hahn, o comissário para Orçamento e Administração, cujo departamento tomou a decisão, afirmou à imprensa que a medida não se deve a "uma ameaça imediata", mas foi adotada para "reforçar ainda mais" as medidas de cibersegurança da instituição.

"Posso assegurar que não existe uma ameaça imediata, mas estamos constantemente acompanhando a situação. Não é segredo que estamos sob uma ameaça crescente de cibersegurança e, consequentemente, temos de tomar medidas para evitar qualquer coisa no futuro", comentou Hahn.

Na mesma linha, o Conselho da UE vai desinstalar o app dos seus dispositivos móveis corporativos e pedir aos funcionários que o retirem dos seus dispositivos pessoais utilizados para acessar os serviços da instituição, uma medida semelhante à que foi anunciada nesta quinta-feira pelo executivo da UE.

"A Secretaria (do Conselho) está implementando medidas semelhantes às adotadas pela Comissão. Irá desinstalar o aplicativo em dispositivos empresariais e pedir aos funcionários que o desinstalem de dispositivos móveis pessoais que tenham acesso a serviços empresariais", disseram fontes da UE.

O TikTok solicitou uma reunião com a Comissão Europeia para "esclarecer as suas próprias medidas de segurança" e, em comunicado, disse que "se surpreende" que a instituição não o tenha contatado de antemão ou "oferecido qualquer explicação".

A empresa disse que pretende explicar à Comissão Europeia como protege os dados das 125 milhões de pessoas que usam o TikTok todos os meses na UE e disse que está criando três centros na Europa para armazenar localmente os dados dos usuários, "reduzindo ainda mais o acesso dos trabalhadores a esses dados e minimizando os fluxos de dados fora da Europa".

Recentemente a UE também proibiu o aplicativo de videochamada Zoom, enquanto são permitidas ferramentas semelhantes, como Skype for Business e Webex.

A Comissão Europeia está seguindo os passos dos Estados Unidos, onde o Congresso proibiu os legisladores e funcionários de instalar o TikTok em telefones oficiais.

Esta medida também foi adotada por vários estados americanos, incluindo Texas, Alabama e Tennessee, assim como por instituições, como a Universidade da Flórida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]