Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Ásia

Instituto da China assume culpa por acidente com trens

Um instituto de pesquisas ferroviárias chinês assumiu nesta quinta-feira a responsabilidade pela falha no equipamento de sinalização que levou a um acidente fatal no fim de semana e provocou revolta pública.

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, visitou o local do acidente, perto da cidade de Wenzhou, na província de Zhejiang, e prometeu uma investigação ampla e transparente. Ele disse que uma doença o havia impedido de visitar o local mais cedo.

Um trem de alta velocidade bateu em outro trem parado no sábado, matando 39 pessoas. Logo após a colisão, a mídia local culpou a tecnologia estrangeira.

Autoridades ferroviárias disseram que um sinal, que deveria ter virado vermelho depois que um relâmpago atingiu o trem que parou, continuou verde e equipes da linha falharam em ver que algo estava errado, relatou a agência estatal Xinhua.

O Beijing National Railway Research & Design Institute of Signals and Communications, em um raro reconhecimento de responsabilidade por um desastre, emitiu um comunicado de desculpas, reconhecendo ter sido a fonte da falha fatal.

O instituto "levanta a cabeça para assumir a responsabilidade e aceitar qualquer punição devida, e irá estritamente se encarregar de buscar a culpabilidade dos responsáveis", afirmou o comunicado, segundo a Xinhua.

O premiê, que tem 68 anos e se aposentará no próximo ano, afirmou que não havia ido ao local antes por motivos de doença, sem dar detalhes.

Você pode se interessar

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.