• Carregando...
Kim Jong-un - Coreia do Norte - Míssil
A Coreia do Norte, liderada por Kim Jong-un, iniciou ataques provocativos próximos à fronteira com Seul| Foto: KCNA/EFE

O Serviço Nacional de Inteligência da Coreia do Sul (NIS) confirmou nesta segunda-feira (8) que o grupo terrorista Hamas tem utilizado lançadores de granadas antitanque de fabricação norte-coreana, apesar de Pyongyang negar ter negociado com o braço armado da organização.

Um porta-voz do NIS, consultado pela agência Yonhap, ratificou um relatório de sexta-feira (5), da emissora americana Voice of America (VOA), indicando que o detonador ou a espoleta de um foguete - aparentemente um F-7 - usado recentemente pelo Hamas mostra caracteres em coreano e forneceu evidências fotográficas de que esse tipo de peça se encontra efetivamente montada logo abaixo da cabeça dos F-7 fabricados pelo regime.

O F-7 é um foguete de fragmentação altamente explosivo que a Coreia do Norte projetou para ser disparado com um lançador baseado no antitanque soviético RPG-7.

A fonte afirmou que o NIS está recolhendo provas mais detalhadas dos alegados fornecimentos de armas da Coreia do Norte ao Hamas, desde os volumes até as datas de envio.

Em outubro, os militares sul-coreanos já afirmavam suspeitar que a Coreia do Norte poderia ter fornecido armas direta ou indiretamente ao Hamas após analisarem os ataques que a milícia realizou contra Israel no dia 7 de outubro.

O próprio NIS também disse em novembro que obteve provas de instruções diretas do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, para fornecer assistência armamentista a organizações que se opõem a Israel.

O regime de Py negou publicamente qualquer ligação com o Hamas e descreveu os relatórios que indicam o contrário como rumores promovidos pelos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]