• Carregando...
Destroços do avião que caiu na região russa de Tver
Destroços do avião que caiu na região russa de Tver| Foto: EFE/EPA/RUSSIAN INVESTIGATIVE COMMITEE

Uma avaliação preliminar realizada por serviços de inteligência dos Estados Unidos concluiu nesta quinta-feira (24) que a queda do avião que matou o líder do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, foi resultado de uma “explosão deliberada”.

Autoridades americanas e ocidentais divulgaram essa informação à agência Associated Press no mesmo dia em que o presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagens ao líder mercenário, que em junho havia convocado uma rebelião contra o governo russo.

De acordo com um dos funcionários ouvidos pela AP, a avaliação inicial apontou que é "muito provável" que Prigozhin tenha sido alvo de uma explosão planejada, já que isso está de acordo com a longa história de Putin de “tentar silenciar seus críticos".

Apesar da avaliação, não foram fornecidos detalhes sobre o que teria causado essa explosão. A queda do avião na região russa de Tver resultou na morte de todos os passageiros e tripulantes a bordo. Segundo a agência de aviação russa e veículos de comunicação locais, os nomes de Prigozhin e Dmitry Utkin, seu número 2, estavam na lista de passageiros.

Por outro lado, oficialmente, o Pentágono não divulgou informações que indiquem um possível lançamento de um míssil a partir do solo contra a aeronave privada, conforme relatado por um oficial que participou da avaliação da inteligência americana.

Porém, quando questionado pelos repórteres se Prigozhin poderia ter sido assassinado de forma deliberada, o porta-voz do Departamento de Defesa, general de brigada Pat Ryder, simplesmente respondeu que não iria compartilhar informações de inteligência.

O presidente Joe Biden, em entrevista coletiva concedida na quarta-feira (23), expressou sua crença de que Putin estava envolvido no acidente, embora tenha reconhecido a ausência de informações que comprovem sua opinião.

"Eu não sei com certeza o que aconteceu, mas não estou surpreso", disse Biden. "Não há muita coisa que acontece na Rússia da qual Putin não está por trás", afirmou.

Segundo a Associated Press, algumas fontes russas sugeriram que os corpos das vítimas estavam tão danificados que seria necessária a identificação por meio de exames de DNA. No entanto, até o momento, essas informações não foram confirmadas de maneira independente.

A queda do avião de Prigozhin reacendeu debates sobre o histórico de perseguição a opositores e críticos de Putin, que muitas vezes resultou em mortes ou tentativas de assassinato. (Com Agência EFE)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]