Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
chuvas

Inundações matam 40 na África do Sul e 10 em Moçambique

As fortes chuvas começaram no final de dezembro e continuaram durante a maior parte deste mês, provocando enchentes nos dois países. Novos temporais no fim de semana fizeram rios da região transbordar

Pelo menos 40 pessoas morreram ou desapareceram por causa das inundações das últimas semanas na África do Sul, e milhares de casas foram destruídas no vizinho Moçambique, onde já foram registradas dez vítimas fatais, disseram autoridades na segunda-feira.

As fortes chuvas começaram no final de dezembro e continuaram durante a maior parte deste mês, provocando enchentes nos dois países. Novos temporais no fim de semana fizeram rios da região transbordar.

Sete das nove províncias sul-africanas decretaram estado de calamidade, e o Exército foi colocado de prontidão para ajudar a retirar moradores de áreas próximas a grandes represas.

"Vamos continuar fazendo tudo o que estiver ao nosso alcance para minimizar a perda de vida e os danos às propriedades", disse o ministro sul-africano da Governança Cooperativa, Sicelo Shiceka.

A Transnet, empresa sul-africana de logística, disse na semana passada que as fortes chuvas interromperam suas operações ferroviárias, afetando as exportações de carvão e milho.

A safra excedente de 2009/10 deve evitar a escassez de milho neste ano na África do Sul, mas o clima excessivamente úmido pode afetar a produção de soja e girassol, disse na semana passada à Reuters o executivo-chefe da entidade agrícola Grain SA.

Em Moçambique, cerca de 13 mil pessoas tiveram danos nas suas casas ou precisaram ser removidas devido às chuvas e ventos, disse a Rádio Moçambique (estatal) na segunda-feira.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.